A Terapia Assistida por Animais é uma intervenção direcionada na qual um animal devidamente treinado e que atenda aos critérios necessários, sob a supervisão de profissionais da saúde devidamente habilitados e capacitados se torna parte integrante do processo de tratamento, (CIVITA, 2008). O uso de animais possibilita aos profissionais de saúde e educação novas perspectivas em termos de recursos auxiliares, obtendo sucesso até nos casos onde métodos tradicionais falharam (FLÔRES, 2009). A TAA é direcionada para promover saúde física, social, emocional e/ou funções cognitiva do ser humano, podendo-se dessa forma mensurar resultados obtidos, construindo laços de extrema afetividade entre criança e animal, com o intuito de minimizar sentimentos de solidão e isolamento, sentimentos esses reflexos da modernização da sociedade atual. (RIBEIRO, 2010; MEDEIROS, 2008).
ATIVIDADE ASSISTIDA POR ANIMAIS A Atividade assistida por animais envolve a visitação, recreação e distração por meio do contato de animais com pessoas (DOTTI, 2005). Os resultados observados por SILVA (2009) em seu trabalho com idosos demonstram a possibilidade de incremento da qualidade de vida física e emocional através da prática de AAA.
EDUCAÇÃO ASSISTIDA POR ANIMAIS É uma ação pedagógica ampla que envolve a utilização de animais em todo o cenário educacional e com diversos públicos. Ela pode utilizar cães, cavalos e outros animais nos atendimentos de crianças com ou sem necessidades especiais, na pedagogia hospitalar ou na andragogia.